Cães de Assistência são aqueles que, por meio de treinamento profissional, desenvolvem habilidades que promovem mais autonomia e qualidade de vida para pessoas com alguma deficiência ou transtorno.
No Instituto Adimax, são realizadas a formação de cães de assistência para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e cães que atendem pessoas com mobilidade reduzida.
Os cães de assistência destinados às crianças com TEA passam por um treinamento específico para apoiá-las em atividades que podem representar desafios no dia a dia. Além disso, são capazes de reconhecer e interromper comportamentos autolesivos ou até ajudar a cessar colapsos emocionais, fortalecendo uma relação baseada em confiança, segurança e vínculo afetivo.
O treinamento de um cão de assistência tem início com a socialização do filhote. Para isso, contamos com famílias socializadoras que recebem o cão em seu lar e são responsáveis por apresentarem o mundo a ele durante um período de aproximadamente um ano. Após esse período, o cão retorna ao Instituto e inicia o treinamento específico.
Quando o cão é formado como cão de assistência, a Assistente Social do Instituto Adimax realiza o processo seletivo dos candidatos inscritos.
Informamos que devido à alta demanda, estamos passando por um período de reestruturação do Programa Cão de Assistência para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Por isso, a partir de 01/06/2025 novas inscrições para este Programa estão temporariamente suspensas. Contamos com a compreensão de todos e tão logo retomarmos informaremos por este canal.
Um cão de assistência para mobilidade reduzida é treinado para auxiliar pessoas com limitações físicas-motoras, mantendo sua independência e segurança no dia a dia.
Um exemplo é a Kira, formada pelo Instituto como cão de assistência para uma pessoa com tetraplegia.
Quais funções um cão de assistência para uma pessoa com mobilidade reduzida pode exercer?
Como se inscrever para este programa?
O Instituto Adimax está atualmente com um (1) cão de assistência para pessoa com mobilidade reduzida disponível para seleção.
Se você tem essas necessidades descritas acima e deseja participar do processo para se tornar nosso cliente, pedimos que preencha o formulário disponível abaixo.
As informações enviadas serão avaliadas pela equipe técnica do Instituto, que analisará o perfil do candidato e as necessidades específicas, sempre buscando a melhor compatibilidade entre pessoa e cão.
Após o preenchimento do formulário, nossa equipe entrará em contato com os candidatos que se enquadrarem nos critérios do Programa.
Atualmente, o nosso raio de abrangência atende residentes de cidades com até 150km de distância de Salto de Pirapora – SP. Vamos lá?
As famílias socializadoras e de adoção possuem papéis fundamentais. As famílias socializadoras auxiliam no processo de formação e socialização dos futuros cães-guias/cães de assistência, e as famílias de adoção são aquelas que se candidatam a adotar cães aposentados ou que não atingiram os requisitos para se tornarem um cão-guia/cão de assistência. Se você deseja ser uma família socializadora ou de adoção clique no botão abaixo para saber mais e se cadastrar.