03692_banners_site_instituto_adimax_1920x568_cães-de-assistência

PROGRAMA CÃO DE ASSISTÊNCIA

Cães de Assistência são aqueles que, por meio de treinamento profissional, adquirem habilidades que proporcionam a melhoria da autonomia das pessoas com alguma deficiência ou transtorno. No Instituto Adimax o foco é a formação de cães de assistência para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas também já formamos a Kira, que é cão de assistência para uma pessoa com tetraplegia

Os cães de assistência destinados às crianças com TEA recebem um treinamento específico para ajudá-las a desempenhar funções que podem ser consideradas um desafio. Além disso, ele é capaz de reconhecer e interromper alguns comportamentos auto prejudiciais ou até ajudar a cessar colapsos emocionais. Uma relação baseada na confiança e no sentimento de segurança que o cão promove junto dessas crianças.

PROCESSO DE TREINAMENTO

O treinamento de um cão de assistência tem início com a socialização do filhote. Para isso, contamos com famílias socializadoras que recebem o cão em seu lar e são responsáveis por apresentarem o mundo a ele durante um período de aproximadamente um ano. Após esse período, o cão retorna ao Instituto e inicia o treinamento específico.

Quando o cão é formado como cão de assistência, a Assistente Social do Instituto Adimax realiza o processo seletivo das crianças com TEA inscritas. Essa seleção acontece com base no perfil do cão e da criança, buscando sempre a compatibilidade entre ambos.

Na imagem Gestação + texto As famílias voluntárias trazem ao Centro de treinamento do Instituto Adimax as matrizes e padreadores que estão sob seus cuidados, para que acasalem e deem origem a futuros cães de assistência.
Na imagem do nascimento ao desmame + texto O nascimento do filhotes acontece na maternidade do Instituto Adimax, que é acompanhada 24h. Os filhotes ficam com a mãe até o desmame.
Na imagem Inserção nas famílias socializadoras + texto após o desmame os filhotes são inseridos em famílias socializadoras que ensinam obediência básica e apresentam a vida em sociedade para os filhotes.
Na imagem treinamento específico duração 3 a 5 meses + texto após 1 ano de socialização, o cão volta ao Instituto e entra em treinamento específico com os instrutores.
Na imagem Formação + texto após o treinamento específico, quando o cão é formado como cão de assistência, a assistente social do Instituto Adimax realiza o processo seletivo das crianças inscritas no programa. Essa escolha acontece com base no perfil do cão, da criança e da família, buscando sempre a compatibilidade de todos.
Na imagem Treinamento e adaptação + texto essa fase acontece diretamente na casa da criança, onde os pais serão treinados junto com o cão e também para que aconteça a melhor adaptação da criança com autismo juntamente ao cão de assistência e sua família.

COMO TER UM CÃO DE ASSISTÊNCIA

Se você é responsável legal de uma criança ou adolescente diagnosticado com TEA, na faixa etária de 03 (três) a 14 (quatorze) anos, se identificou com o programa e deseja solicitar um cão de assistência, leia atentamente o regulamento e se inscreva.

FAMÍLIAS SOCIALIZADORAS E DE ADOÇÃO

As famílias socializadoras e de adoção possuem papéis fundamentais. As famílias socializadoras auxiliam no processo de formação e socialização dos futuros cães-guias/cães de assistência, e as famílias de adoção são aquelas que se candidatam a adotar cães aposentados ou que não atingiram os requisitos para se tornarem um cão-guia/cão de assistência. Se você deseja ser uma família socializadora ou de adoção clique no botão abaixo para saber mais e se cadastrar.

DUPLAS FORMADAS PELO PROGRAMA

AO TODO FORAM FORMADAS 11 DUPLAS
Na imagem, Martim com sua cachorra Venus no banco traseiro de um carro
Na imagem, Pietro e seu cão Walter sentados na calçada em frente a uma casa
Na imagem, Gigi e seu cão Uriel em um estacionamento de um condomínio

NOTÍCIAS E ARTIGOS

Pular para o conteúdo