Na imagem uma foto de uma mulher com uma criança e ao lado o texto: Programa Sensorial
Na imagem uma foto de uma mulher com uma criança e ao lado o texto: Programa Sensorial

PROGRAMA SENSORIAL

O Instituto Adimax está constantemente em busca de oportunidades para promover uma sociedade mais inclusiva e segura. Com esse objetivo, foi criado o Programa Sensorial Instituto Adimax, que visa acolher pessoas com deficiência física, neurodivergentes e autistas por meio da construção e adequação de espaços de acolhimento, conhecidos como salas sensoriais.

Uma sala sensorial é um ambiente especialmente projetado para estimular e regular os sentidos por meio de uma variedade de experiências sensoriais. Esses espaços são utilizados principalmente para ajudar pessoas com necessidades especiais que necessitam de apoio na regulação emocional.

O novo programa auxilia na construção ou adequação de salas em centros de reabilitação municipais, instituições e estádios de futebol. Os primeiros locais beneficiados foram as prefeituras de Uruguaiana (RS), Piedade (SP) e Salto de Pirapora (SP). Em Salto, foi criado o Núcleo Centro Azul, um espaço dedicado ao atendimento de crianças autistas, e conta com a presença de profissionais como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicólogos.

Em fevereiro deste ano, foi inaugurada uma sala sensorial no Allianz Parque, casa do Palmeiras, com o apoio do Instituto Adimax. O espaço possui tratamento acústico, reduzindo o som externo em 40 decibéis, enquanto o chão e as paredes têm identificação com grafismos de quebra-cabeças, que ajudam as pessoas a localizar o ambiente. O local está pronto para acolher neurodivergentes que não se sintam confortáveis durante uma partida de futebol ou um show, proporcionando um ambiente de regulação emocional e contando com o atendimento de um profissional de terapia ocupacional, que oferece o suporte necessário aos usuários.

Além do Allianz Parque, o Engenhão, estádio do Botafogo, também inaugurou recentemente uma sala sensorial.

Chamada de “Aconchego Glorioso”, o espaço é adaptado e localizado no Setor Leste Inferior do estádio. Com 40m², o local conta com elementos que contribuem para a regulação emocional e conforto da pessoa com transtorno, como almofadas ponderadas (material terapêutico com o intuito de trazer conforto), plataforma suspensa, piscina de bolinhas e parede de escalada.

Se você tem interesse em apoiar e se tornar parceiro do Programa Sensorial Instituto Adimax, entre em contato conosco para saber mais sobre como contribuir para a construção de um ambiente mais inclusivo e acolhedor.

Na imagem três mulheres e uma criança neurodivergente posam para foto na sala sensorial
Na imagem uma mulher abraça uma criança neurodivergente em uma piscina de bolinhas
Na imagem mulher abraça menino neurodivergente em uma sala sensorial.
Na imagem uma mulher e uma menina brincam na sala sensorial
Pular para o conteúdo