CBN Campinas mostra como cães-guia são treinados com apoio do Instituto Adimax

A formação de um cão-guia envolve tempo, dedicação e custos altos. O processo inclui, por exemplo, a participação das chamadas famílias socializadoras, que acolhem os filhotes e ajudam na socialização durante cerca de 15 meses, uma etapa fundamental antes do treinamento técnico.

Nesse cenário, o Instituto Adimax se tornou referência nacional, sendo responsável pela formação de quase metade dos cães-guia que hoje atuam no Brasil e transformando realidades ao unir capacitação técnica e responsabilidade social.

A reportagem da CBN Campinas mostra de perto como funciona o processo de treinamento de um cão-guia e conta com a entrevista de Fabiano Pereira, instrutor de cão-guia do Instituto Adimax, que detalha os desafios e a importância desse trabalho.

Entre as muitas histórias construídas, está a de Chicó, um labrador que passou pelo treinamento do Instituto Adimax e há sete anos é o companheiro inseparável de Carlos Eduardo Simões, analista de sistemas com deficiência visual. Uma parceria que representa bem o impacto que esse trabalho gera na vida das pessoas.

Vale a pena conferir a matéria sonora completa: Brasil tem um cão-guia para cada 35 mil pessoas cegas; iniciativa no interior paulista já formou metade deles

Foto: Kevin Kamada/CBN Campinas

+ CONTEÚDOS