Isaac e Kalleb provam que o esporte transforma limitações em liberdade

Isaac e Kalleb do paradesporto

Irmãos são promessa no paradesporto com a corrida de cadeira de rodas

Isaac e Kalleb têm nomes bíblicos e histórias que falam de fé, superação e força.

Os irmãos, moradores de Votorantim (SP), nasceram com mielomeningocele, uma condição congênita que afeta a medula espinhal e traz limitações motoras. Mas foi no atletismo, na corrida de cadeiras de rodas, que descobriram a verdadeira velocidade da vida.

Os dois treinam na ACD, em Sorocaba, uma associação de paradesporto que atualmente atende 67 crianças e jovens. Foi lá, sob a supervisão do técnico esportivo William Santos, que eles aprenderam a usar o esporte como uma ferramenta de inclusão e recomeço.

“O Isaac chegou aqui em 2021 e depois trouxe o irmão. Os dois são outros meninos, amadureceram e têm mais autonomia”, relata Willian.

Isaac Carvalho, o mais velho, tem 18 anos, trabalha e cursa direito, e ainda assim consegue conciliar treinos e trazer no currículo o orgulho de ser bicampeão brasileiro e estar entre os três melhores atletas da categoria T34 na prova dos 800 metros. “Eu descobri uma força que nem eu sabia que tinha, o esporte faz a gente se sentir parte de alguma coisa, eu me sinto realizado nas pistas”, reflete.

Já Kalleb, o caçula, tem apenas 8 anos, e foi vendo Isaac treinar que decidiu seguir o mesmo caminho. Ele chegou tímido, mas já começou a disputar campeonatos juvenis.

“O Kalleb já mostra força de vontade e disciplina. Em novembro ele vai representar Sorocaba nos Jogos Escolares”, conta Willian.

Mais do que performance, o esporte representa autoestima, independência e qualidade de vida. Algo que só é possível graças a apoiadores como o Instituto Adimax, localizado em Salto de Pirapora (SP) e parceiro desse sonho chamado atletismo, por meio do Programa Semear. “É gratificante ver como o esporte muda vidas. A gente percebe isso quando as pessoas começam a acreditar nelas mesmas” reflete Edmilson Bueno, responsável pelo programa.

Agora é juntar força nos braços porque o fim de ano promete, pois terão pela frente o Circuito Escolar, que será disputado por Kalleb, o Campeonato Paulista onde ambos participarão, e o Campeonato Brasileiro, onde Isaac vai tentar mais um título.

Isaac e Kalleb são exemplos de que a resiliência está em cruzar diariamente a linha de chegada da superação.

+ CONTEÚDOS