Em parceria com o clube Botafogo de Futebol e Regatas, o Instituto Adimax inaugurou a primeira sala sensorial do estádio Nilton Santos destinada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), durante o jogo do time carioca contra o Cuiabá, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Chamada de “Aconchego Glorioso”, a sala é adaptada e localizada no Setor Leste Inferior do estádio, com objetivo de oferecer acolhimento e apoio às crianças com TEA. Com 40m², o espaço conta com elementos que contribuem para a regulação emocional e conforto da pessoa com transtorno, como almofadas ponderadas (material terapêutico com o intuito de trazer conforto), plataforma suspensa, piscina de bolinhas e parede de escalada.
O Botafogo é o segundo time que o Instituto Adimax patrocina uma sala sensorial – a 1ª sala está localizada no Allianz, casa do Palmeiras. “Com esse programa, desejamos mais do que proporcionar a inclusão de pessoas do espectro autista, queremos tornar o estádio um lugar seguro e acessível para essas famílias. Esse tipo de estrutura mostra que é possível frequentar um ambiente como esse e ter suporte em casos de crise ou descompensação da pessoa com TEA”, comenta André Sano, coordenador de programas sociais do Instituto Adimax.
Além do Instituto, patrocinador único da sala, a Recriare, especialista em atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista, também foi uma peça fundamental para a realização dessa sala. “É um privilégio sermos convidados a participar de um projeto que reflete nossos valores e nosso compromisso com a inclusão social e a construção de uma sociedade mais equânime. Este novo espaço possibilita o acolhimento das diversidades dentro do espectro autista respeitando e acolhendo as necessidades de todos,” exalta Carlos Magno, fundador da Recriare.
“Sabemos que o caminho para um mundo totalmente inclusivo é longo, mas dar esse passo no Estádio Nilton Santos nos orgulha. Em parceria com a Recriare e o Instituto Adimax, a casa de todos os botafoguenses passa a ficar mais inclusiva e segura para os nossos torcedores com TEA e suas famílias”, finaliza Paula Young, Head de Ativações Comerciais do clube.