Com mais de 100 mil pessoas amparadas, Instituto Adimax comemora 5 anos

Na imagem entrada do Instituto Adimax

O Instituto Adimax está localizado no interior de São Paulo e abriga 11 programas sociais, sendo destaque na formação e doação de cães-guias

Amparar idosos carentes, pessoas e animais com deficiência. Esse é o propósito que fundamenta o Instituto Adimax.
Inaugurado em 28 de setembro de 2018, em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, a organização sem fins lucrativos vem impactando consideravelmente a realidade de muitas pessoas e levantando a bandeira de causas, como a importância dos cães-guias para os cegos e deficientes visuais.


Desde sua fundação, o Instituto se manteve em constante evolução e crescimento, para colocar em prática seu propósito. Em 2023, o Instituto incorporou novos programas sociais, que já eram executados pela Adimax, fabricante de alimentos para cães e gatos e principal mantenedora do Instituto Adimax. “Até início deste ano, o Instituto era focado na causa dos cães-guias e cães de assistência. Ao longo desses 5 anos, nós nos preparamos enquanto organização, administração, para conseguirmos receber mais projetos. Os programas Lojista Solidário, Carrinho Solidário, Paradesporto, Magnus Visita, Pequenos de Raça, Semear, Fórmula do Bem, Nutrindo Amor e Pet Terapia vieram ampliar a área de atendimento do Instituto Adimax. Hoje conseguimos, através desses programas, auxiliar idosos carentes, cães e pessoas com algum tipo de deficiência”, explica Thiago Pereira, gerente do Instituto Adimax.


Já consolidado pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, o Centro de Treinamento de Cães de Assistência do Instituto Adimax é considerado o maior da América Latina e o que mais entrega cães, por ano, no Brasil. Para que esse e os demais programas se tornem viáveis, o setor privado tem um papel fundamental. “O funcionamento do Instituto é semelhante ao de uma empresa. Temos colaboradores, folha de pagamento, despesas com infraestrutura, investimento em equipamentos e conhecimento. Tudo isso gera um custo mensal, que precisa ser bem administrado. Nossa principal mantenedora é a Adimax, fabricante de alimentos para cães e gatos, no entanto, contamos com mais de 25 empresas que apoiam e contribuem conosco de alguma forma”, comenta Pereira.


O envolvimento da sociedade, empresas e comércio é indispensável para o sucesso das ações, como por exemplo o Lojista Solidário, que arrecada e doa rações para ONG’s e protetores de animais. “Nós temos parcerias com lojistas, que tornam seus comércios como ponto de arrecadação de rações. Oferecemos material de apoio para sinalização e divulgação na loja, a comunidade pode doar qualquer quantidade e, ao final da campanha, o Instituto doa 200 quilos em ração, que se somam ao que foi recebido. O montante é doado para as ONG’s e protetores cadastrados naquela loja, impactando diretamente na saúde e qualidade de vida dos animais amparados”, conta Pereira.


Com a formação e doação de cães-guias, o Instituto Adimax ocupa, hoje, um lugar de extrema relevância, para a causa. São cerca de 7 milhões de deficientes visuais, para menos de 200 cães-guias em atividade no país, dos quais 73 foram treinados e doados pelo Instituto Adimax, o que equivale a 48,6% do total. Até o final de 2023, a previsão é de que mais 12 cães sejam entregues.


Além desta, outras frentes são trabalhadas pela organização, como a formação de cães de assistência para diferentes necessidades, como TEA – Transtorno Espectro Autista. “Este é um trabalho que vem crescendo dentro do Instituto. Estamos nos especializando, nos desenvolvendo para que mais famílias possam ser beneficiadas. Até agora, foram 13 cães entregues, sendo 11 para crianças com autismo, um para uma pessoa tetraplégica e um para uma pessoa com transtorno de borderline. Temos visto um impacto muito positivo na vida dessas pessoas e queremos expandir”, conta Pereira.
Contando com os programas já citados, o Instituto realiza e apoia 11 diferentes programas, o que totaliza 109.559 vidas humanas auxiliadas de alguma forma e 123.890 animais amparados. “Nós temos programas que têm como objetivo específico a melhora da saúde, qualidade de vida e bem-estar de idosos carentes. Através do Nutrindo amor, por exemplo, fazemos a doação de fraldas geriátricas para casas de repouso”, afirma o gerente do Instituto.


Para comemorar seu 5º aniversário, o Instituto Adimax promoverá algumas ações, como encontro das famílias voluntárias, chamadas de famílias socializadoras e uma série de publicações especiais em suas redes sociais.
“O Instituto Adimax tem um propósito totalmente social, de ajudar, de amparar, de melhorar a vida de quem mais precisa e, para isso, precisamos da sociedade imersa conosco. Estamos abertos à visitação e em nosso site e redes sociais é possível encontrar todas as informações sobre nossos programas”, finaliza Pereira.

Editoriais

Buscar

Tags

+ CONTEÚDOS

Pular para o conteúdo